– M. M.
Li sua dúvida no domingo pela manhã. No final do dia, quando percebi que as duas pregações que ouvi mexeram comigo, lembrei do seu comentário. Fiquei pensando como poderia discernir o que era Deus falando comigo especificamente e o que não.
Nos dias de hoje, sofremos de uma overdose de informações e o cristão sofre de uma overdose de mensagens. Estamos sendo sobrecarregados com pregações, estudos, cursos, células, cultos, congressos, seminários, workshops, e ainda ajudamos a piorar lendo sites, blogs, Facebook, assistimos cultos pela internet, ouvimos pregações no Youtube e ouvimos música no carro enquanto vamos e voltamos do trabalho.
Com tanta poluição informacional como identificar quando Deus fala conosco?
Jesus diz que as minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem (João 10:27). O segredo aqui é descobrir como a ovelha, um animal muito simples, consegue reconhecer a voz do pastor.
A resposta é simples: convivência. O pastor dá tempo para estar todos os dias com a ovelha e ela se deixa cuidar pelo pastor. Nesse relacionamento de cuidado ela vai conhecendo as características do pastor: sua voz, seu cheiro, os padrões dos seus passos. Domingo passado eu e minha esposa fizemos um pequeno passeio por uma área rural de uma cidade próxima e paramos em uma chácara com uma criação de ovelhas. Chegamos próximo ao comedor delas e elas imediatamente se afastaram; mas quando o dono veio para entreter os visitantes elas voltaram. Elas se aproximaram de novo porque reconheceram o seu pastor e sabiam que se ele estava lá, então, estavam em segurança.
O nosso problema é que nos deixamos enredar pela correria desta época, muitas vezes tomando como nossas metas que não são, e permitimos nos sobrecarregar com todas as preocupações que o mundo nos coloca e deixamos de gastar tempo com o nosso PASTOR. Não damos o tempo necessário para conhecê-lo nem para reconhecer a sua voz. Em muitos casos, nos iludimos achando que ouvir, ler e cantar constantemente a respeito de Deus substitui a comunhão com ele.
Por que isso é importante?
Porque quando você dá o tempo necessário para ter comunhão com Deus recebe sabedoria quando pede (Tiago 1:5), discernimento quando precisa (Provérbios 2:6) e direção (Isaías 30:21). Com esse tipo de ajuda, você acalma o seu coração, elimina a ansiedade gerada pela dúvida e seleciona corretamente os projetos que devem ser priorizados, evitando os tiros para todos os lados.
Sabendo que você está fazendo o que deveria fazer as mensagens conflitantes passam a não fazer efeito em você. Quando for uma mensagem biblicamente consistente, ela te alegrará ao reconhecer a voz do seu Pastor, mas seu coração ficará tranquilo, pois você sabe que está fazendo o que deve fazer.
Você tem muitos projetos, ideias e desejos? Não tem problema. A Bíblia diz Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças (Eclesiastes 9:10). Como já disse aqui no site Numa vida vivida com sabedoria e planejamento todos os propósitos podem ser realizados.
Organize seu tempo para ter comunhão com Deus em oração, leitura da Palavra e meditação. Acredite, isso mudará você e o ajudará a realizar os projetos relevantes para a sua vida.
Vinicios Torres
ICHTUS
Edificando o Povo de Deus pela Internet