Escala de Valores
ESCALA DE VALORES
Leitura: Marcos 2.25-27
E então [Jesus] lhes disse:”O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado”. (v.27)
Diante da implicância dos fariseus, Jesus afirma que guardar o sábado estava na lei para beneficiar o ser humano, e não o contrário. O dia de descanso tem a função de dar qualidade de vida, para renovar forças físicas e espirituais. Não pode ser transformado numa prisão, onde Deus vigia qualquer atitude diferente, pronto para castigar.
Os fariseus inverteram os valores: a lei foi colocada acima do ser humano. Aliás, é lamentável que, até hoje, grupos religiosos imponham leis que aprisionam os fies. Jesus veio a este mundo para libertar o ser humano de qualquer escravidão. Todas as ordens que estão na Bíblia têm a função de nos proteger e orientar.
Em nossos dias, também vemos o ser humano colocado em segundo plano. Hoje, o egoísmo e a indiferença marcam a sociedade em que vale o “ter” e não o “ser”. Vale quem tem dinheiro, poder ou saúde. Busca-se comprar as últimas novidades tecnológicas, ter o carro mais luxuoso, construir a mais bela casa. Dizemos que amamos nossos filhos, mas ai deles se sujarem a casa ou estragarem algum “bem precioso”. Passamos tempo nos preocupando e desgastando com coisas fúteis, e pessoas ficam em segundo plano.
É preciso lembrar que Deus tem sua proposta de prioridades na seguinte ordem: Deus, família, trabalho, igreja, lazer. Essa escala de valores coloca a comunhão com Deus e com as pessoas acima das coisas.
Aproveite o dia de hoje para demonstrar o valor que têm as pessoas que você ama. Faça isso com uma demonstração de carinho e dizendo o quanto elas são importantes.
Ore pelo que é de maior valor em sua vida. Peça que suas prioridades sejam conforme a vontade de Deus.
Luiz Henrique Bollmann
Pastor em Jonville, SC
Veja mais Reflexão