Reflexão

Glória



A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos. (Ageu 2:9 ARA)

Eu e você já devemos ter ouvido uma dezena ou mais de mensagens mencionando este texto, sem contar músicas e citações indiretas. Já ouvi esse texto mencionado até num casamento, pois o rapaz era viúvo e estava casando pela segunda vez.

O fato é que Deus tem algo para nos ensinar com isso. No meu entendimento, a primeira casa não precisaria ter sido derrubada, não fosse o pecado daquele povo, algo que Deus considerou como traição diante de Sua face. Portanto, podemos entender que a segunda casa era uma restauração de muito mais do que um prédio, mas de um relacionamento, de uma caminhada.

Aquele prédio era simbólico, representava a presença, a atuação, o mover, a participação, o acompanhamento. Se Deus deixou demolir aquela casa, é como se deixasse retirar Sua presença e Poder por algum tempo. Por isso eu entendo que a glória (poder, manifestação) da segunda casa é igualmente simbólico. O reatar dessa relação seria mais glorioso que da primeira vez, não por causa da ruptura, não por causa do pecado, mas por causa de um povo que amadureceu e aprendeu uma lição de perda, sofrimento, afastamento e privação. Se não tivesse aprendido, não haveria segunda casa. Sem segunda casa, não haveria segunda caminhada e relacionamento.

Isso fala fortemente ao meu coração, pois quando David foi colocado como o segundo rei houve uma segunda casa. Saul foi escolhido para rei de Israel por critérios humanos (era forte, guerreiro, formoso) e o seu sucesso pelos critérios de Deus (coração). Assim também a segunda casa fala de critérios de Deus sobre critérios humanos.

Tome esta lição e refaça sua aliança com Deus. Apresente-se a Ele para começar tudo de novo, mesmo que seja a décima vez e creia que na restauração, a glória será maior que na vez original. Não se prenda aos números ou contagens, prenda-se ao relacionamento com o Pai. A glória pode ser bem maior, depende do seu coração.

“Senhor, ensina-me a restabelecer o relacionamento contigo vez após vez, até que eu seja aperfeiçoado, pois Tu és perfeito e completo como jamais serei. Tem misericórdia de mim.”

Mário Fernandez


ICHTUS, vem do grego ixtus, que significa peixe. Era o símbolo dos cristãos primitivos perseguidos pelo poder romano. As letras eram as iniciais das palavras Iesus Xristos Theos Huios Sopter (Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador).

Veja mais Reflexão