Reflexão

Liderando Com o Coração – Garantindo os Recursos



Então pedi ao rei um favor: que me desse cartas para os governadores da província do Eufrates-Oeste, com instruções para que me deixassem passar até chegar à região de Judá. Também pedi uma carta para Asafe, o guarda florestal do rei, mandando que me desse madeira para fazer os portões da fortaleza que protege o Templo e para fazer as muralhas da cidade e a casa onde eu iria morar. E o rei me deu tudo o que pedi, porque Deus estava comigo. (Neemias 2:7-8)

Pela função que Neemias exercia ele era responsável pelo abastecimento da adega real. Ele deveria ter experiência de planejar a quantidade necessária de bebidas para todos os eventos do rei, escolher as melhores bebidas, comprar, receber, administrar o estoque e gerenciar a distribuição nas festas. Além da principal função que era provar e servir as bebidas ao rei. Essa experiência deu a Neemias a capacidade de planejar a provisão de recursos para o dia-a-dia.

Quando ele apresenta ao rei o seu projeto de reconstrução da cidade dos seus antepassados, ele também apresenta uma lista das necessidades materiais e logísticas do seu projeto. No seu caso específico ele pediu livre trânsito pelo reino e madeira para os portões e para a muralha. O texto a seguir mostra que o rei também liberou oficiais do exército e uma tropa de cavalaria, o que naquela época significava segurança.

Recursos e segurança

É responsabilidade do líder providenciar aos que vão participar do seu projeto os recursos para executá-lo. A visão é sua, o sonho nasceu no seu coração, o plano foi concebido por você, então é você que tem que garantir que os recursos cheguem ao seu projeto. Neemias orou e pediu a Deus ajuda, Deus supriu um patrocinador que podia investir tudo o que ele precisava.

Já vi projetos em que o líder tinha o sonho e conseguiu arrebatar o coração de muitas pessoas com ele. Mas ele não tinha os recursos e esperava que aqueles que queriam participar os conseguissem. Na maioria das vezes isso não funciona, pois aqueles que tem abundância de recursos para investir geralmente não têm tempo para participar do projeto e aqueles que estão dispostos a participar não têm os recursos. O rei tinha os recursos mas não iria até Jerusalém com Neemias…

Existem projetos em que será preciso uma boa quantidade de fé para ser executado. Os recursos necessários serão muito grandes e a quantidade ou qualidade de pessoas será um fator dificultador. O líder então deve transformar o seu sonho em projetos menores de tal maneira que cada um exija menos recursos para ser executado, mas a soma de todos eles o levem para o destino sonhado. Assim em cada etapa o desafio aos patrocinadores, o levantamento de recursos e a arregimentação dos participantes vai se tornando mais fácil.

Você verá no fim do livro de Neemias que ele afirma que em todo o tempo ele custeou as suas despesas e ainda as despesas de muitos outros que estiveram com ele no projeto. O verdadeiro líder não se torna pesado para os que estão com ele, ao contrário, ele transmite segurança.

Em seu próximo desafio lembre-se: para se bom líder não basta a capacidade de arregimentar as pessoas para execução, mas também de buscar os patrocinadores que viabilizarão os projeto. Deus sabe quem são e onde estão, pergunte para Ele.

Senhor, quero ser responsável com as pessoas que participarem da realização dos sonhos que colocaste em meu coração. Ajuda-me a encontrar os recursos necessários e prover a segurança para aqueles que participarem dos meus projetos.

Vinicios Torres


Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet

Veja mais Reflexão